Clássico Italiano com Estilo Moderno e Prático!

Essa receita é inspirada em um dos preparos mais clássicos italianos, o Ossobuco. Normalmente o ossobuco é braseado, técnica de cozimento em meio líquido por longo período de tempo. Nós buscamos facilitar e simplificar a receita usando o Sous Vide, cozinhando a 72ºC por 2h30min alcançando uma textura macia e concentrar os sabores das ervas e temperos.

INGREDIENTES

Para o Ossobuco:

Ossobuco 500g

Azeite 25g

Sal 15g

Pimenta do Reino 1g

Louro 1 un

Tomilho 15g

Para o Molho:

Cenoura 100g

Cebola 100g

Alho Poró 100g

Salsão 50g

Vinho Tinto 100ml

Passata 200g

Tomilho 1/4 mç

Sal 5g

Pimenta do Reino 1g

 

Gremolata

Limão Siciliano 1un

Salsinha 1/3 mç

Azeite 50ml

 

Polenta Cremosa de Semolina

Semolina 50g

Leite 500g

Alho Poró 25g

Cebola 25g

Tomilho 15g

Noz Moscada 1g

Sal 5g

Pimenta do Reino 1g

Louro 1g

PREPARO

Gremolata

1) Pique o alho e acrescente no azeite com estes de limão. 2) Pique a salsinha e acrescente no azeite com estes de limão. 3) Tempere com uma pitada de sal e reserve até servir.

Ossobuco ao Vinho

1) Descasque e corte a cenoura em rodelas. 2) Fatie o alho poró em rodelas. 3) Descasque e corte a cebola em pedaços grandes, solte as pétalas. 4) Corte o salsão em tiras pequenas. 5) Aqueça a Frigideira com Tampa, ou uma panela grande com tampa, com um fio de azeite somente para untar a panela. 6) Sele bem os dois lados do ossobuco. 7) Coloque a cebola e o salsão, refogue por 2 minutos. 8) Coloque a cenoura e o alho alho poró, refogue por 2 minutos. 9) Acrescente metade do tomilho, o vinho e deixe secar. 10) Coloque a água do cozimento da carne e a passada, cubra e deixe cozinhar em temperatura baixa por 30 minutos, mexa ocasionalmente e se necessário acrescente um pouquinho de água para não queimar o molho.

Polenta Cremosa de Semolina

1) Coloque o leite para ferver com a metade do tomilho, algumas, louro, cebola, pimenta do reino, sal e uma pitada generosa de noz moscada. 2) Coe e volte o leite para o cozimento. 3) Coloque a semolina aos poucos mexendo constantemente até cozinhar, por cerca de 8 minutos.

 

MONTAR

1) Coloque  a polenta ao centro do prato, bata no fundo para posicionar a polenta em forma de círculo. 2) Coloque o molho no centro da polenta e cubra generosamente com os vegetais. 3) Coloque o ossobuco sobre os vegetais. 4) Finalize com a Gremolata.

Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta